quarta-feira, 2 de junho de 2010

"Bieber Mania abre portas para a procura de sensação teen!




Em uma recente matéria no site da Revista Billboard, Justin Bieber foi citado como exemplo em vários sentidos e boas maneiras. Traduzimos partes da matéria onde Bieber é citado. Leia:

O que o garoto de 16 anos Justin Bieber tem em comum com ícones da música como Bob Dylan, Bruce Springsteen, Nirvana e Britney Spears?

Todos eles, em algum momento, inspiraram em massa executivos de gravadoras a contratar artistas que soam, e às vezes até parecem, como eles. O brilhantismo de Dylan trouxe a assinatura de companheiros de Donovan a Steve Forbet; Springsteen deu a Joe Grushecky e John Cafferty; Nirvana ajudou Radish, Candlebox e muitos outros; Britney Spears com Willa Ford.

Aproveitando a oportunidade criado pelo fenômeno como Bieber não é novidade, e certamente também não é inédito no mundo da música. Mas no caso de Bieber e a procura para o próximo conquistador, o passo que está acontecendo aparenta tão frenético quanto as garotas que fazem de tudo para conseguir um autógrafo de Bieber depois de seus shows.

Quem sabe o exemplo mais extremo é o inacreditavelmente talentoso Greyson Chance, que em menos de um mês conseguiu dois empresários de ponta e motivou uma grande personalidade da TV a lançar uma gravadora. No dia 28 de Abril, Chance postou um vídeo dele mesmo fazendo o cover da música “Paparazzi” de Lay Gaga no YouTube para seus coelgas da sexta série em Oklahoma. Ellen DeGeneres agendou uma aparência com o garoto de 12 anos – que tem um cabelo estilo Bieber – para aparecer em seu show na ABC, e então o trouxe de volta no dia 26 de Maio para anunciar que ela havia lançado sua própria gravadora, eleveneleven, e contratou Chance como primeiro artista.

[...]
Comparações entre Bieber e Chance são inevitáveis devido a suas idades e suas origens online. Mas uma comparação mais compatível pode ser feita com Cody Simpson, um garoto de 13 anos da Austrália contratado pela Atlantic. Simpson também começou tocando violão e cantando numa idade jovem e foi descoberto verão passado por um ativo visitante do YouTube: o produtor Shawn Campbell (Missy Elliott, Ciara).
[...]
Caren (executivo da Atlantic) diz que há espaço suficiente para mais de um artista masculino no mercado. “Justin Bieber abriu as portas para a música jovem em rádios pop e rhythm,” diz. “Os verdadeiros talentosos podem fazer o resto.”
[...]
O single de estreia de Simpson, “iYiYi”, com a parceria de seu colega de gravadora Flo Rida, será lançado no dia 1º de Junho, e um álbum completo está a caminho. Caren diz que vai ser “mais uptempo, energetic pop” do que o material R&B de Bieber. “É semelhante ao som dos Backstreet Boys e ‘N Sync.”
Simpson tem Blue Williams como empresário, que também é empresário do garoto de 15 anos Khalil, contratado pelo grupo da Island Def Jam Music, a gravadora Teen Island. A gravadora foi primeiramente criada para Bieber, diz Kawan “KP” Prather, executivo da Def Jam, adicionando que devido ao sucesso de Bieber, “as pessoas não se importam” em contratar artistas jovens fora da fórmula Disney/Nickelodeon.
O single de estreia de Khalil, “Girlfriend”, foi escrito por Sean Garrett e foi enviado a rádios de formato urban e rhythm no dia 24 de Maio, e Williams diz que o foco é desenvolver ele em um artista de longo prazo. “Justin Bieber se meteu em algo que nos afastamos como indústria,” diz. “Garotinhas gostam de ter artistas que as fazem gritar, que têm posters deles mesmos para pôr em suas paredes. Nós estivemos tão ocupados procurando por um single hit ou uma faixa ‘explosiva’ que paramos de fazer estrelas.”
[...]
Enquanto isso, até Simon Cowell parece estar na caça para o próximo Bieber. Durante sua entrevista no programa “The Oprah Winfrey Show” da ABC, antes de sua saida do American Idol, o magnata da música/TV revelou que o “The X Factor” vai ir aos Estados Unidos no próximo outono com uma idade mínima maior de 14 anos.

Nenhum comentário: