quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Nova Era do POP:Justin Bieber e Lady Gaga

Um casal pop mais estranho não pode existir:Justin Bieber e seu aspecto de galã e doçura da Mayberry, e Lady Gaga com seu figurino escandaloso.

E mesmo assim eis que o rei e a rainha da atual música, assumindo o lugar dos monarcas da MTV,Michael Jackson e Madonna.

Ao seu ritmo – em Setembro, Bieber estava recebendo 3,7 milhões de visitas em um dia, Gaga1.800.000 – os cantores serão os primeiros anfitriões a ultrapassar 1 bilhão de visualizações noYouTube cada, Gaga por 25 de Outubro e Bieber por 03 de Novembro, diz David Burch de TubeMogul, que monitora o tráfego de vídeos online.

Contribuindo pesadamente para as suas estatísticas são surpreendentes Baby de Bieber, com 353 milhões de visualizações (com um tempo de exibição de 3:45, que é cerca de 2.518 anos de exibição na tela), e Bad Romance de Gaga, que registrou 291.000 mil visualizações (com 5:08, 2.832 anos.)

Os vice-campeões distantes? Jackson e Britney Spears, cada um com cerca de 600 milhões de visualizações total.

‘’Ninguém chega perto de Gaga e Bieber, em termos deste tipo de estatística, neste curto espaço de tempo’’, dizBurch. ‘’Claramente, eles estão batendo em algo grande.’’

Isso seria uma profunda compreensão da natureza interativa dos consumidores de mídia hoje. Em contraste com os dias de assistir a vídeos na TV ou ouvir músicas no rádio, os fãs da música de hoje podem promover ativamente um artista através de visões repetidas e encaminhando vídeos aos amigos, diz Monica Herrera, editora de notícias da Billboard.

‘’O modelo de hoje envolve a manutenção do conteúdo em rajadas curtas e ficar bem visível com os fãs, comparado com dias em que ser invisível pode ser visto como legal’’, dis Herrera. ‘’Quando você clica no mouse, você começa a ficar com a estrela.’’

O porta-voz Chris Dale diz que para muitos fãs da música, clicar em um vídeo é como uma forma de concorrência. ‘’Eles fazem isso, mais eles acabam ajudando o seu artista favorito’’, diz ele. ‘’Gaga e Bieberdescobriram que há um núcleo de sobreposição entre o que eles fazem e o que esta geração quer.’’

O vídeo central para as carreiras de ambas estrelas são criações elaboradas. Gaga que muitas vezes recorreu a ajuda de divas, como Beyoncé, quase demanda a ser visto mais do que ouviu.

E Bieber literalmente deve a sua subsistência para o YouTube: Vídeos amadores dele cantando é que o levou a ser assinado pela estrela do R&B Usher. Parece também que o adolescente está caminhando para uma carreira na frente das câmeras: Ele está fazendo um adolescente perturbado em episódios de CSI da CBS.

‘’Justin Bieber é o primeiro fenômeno teen na era do acesso universal’’, diz Bob Lefsetz, autor do blog da indústria musical Lefsetz Letter. ‘’Ele está mostrando que a internet realmente está oferecendo novas oportunidades para o negócio da música.’’

‘’E os valores de produção dos clipes (Gaga) provam que o vídeo musical não está morto.’’

Nenhum comentário: